top of page

Crônica: O "Borogodó" de ser brasileiro

Foto do escritor: Patrícia LealPatrícia Leal
Foto de Fernanda Torres  no sofá quando esteve no programa do Jimmy Kimmel Live
Fernanda Montenegro, trajada com com seu borogodó, durante entrevista no Jimmy Kimmel Live

Somos um povo forjado na diversidade, com uma criatividade que transborda em todas as áreas do saber e da arte. A resiliência corre em nossas veias, como um traço cultural tão único quanto nossa miscigenação. É essa força criativa que dá ao brasileiro o famoso "borogodó", aquela palavra que, por mais que tentemos explicar, só faz sentido quando sentimos.


E hoje, essa palavra ganha mais brilho. No dia 23 de janeiro de 2025, a Academia de Artes Cênicas Cinematográficas incluiu Fernanda Torres na lista de indicados ao Oscar de Melhor Atriz, por sua atuação emocionante no filme "Ainda Estou Aqui". Sua vitória recente no Globo de Ouro, no início do mês, já era motivo de orgulho nacional. Agora, o mundo inteiro reconhece o talento dessa mulher, filha do Brasil, que com seu trabalho prova que nosso país tem muito a oferecer, muito a ensinar, muito a mostrar.


Fernanda Torres em close na câmera falando com público em seu canal no Facebook.
Fernanda Torres hoje, (23) em sua mídia social - https://www.facebook.com/reel/4065973016981739

Nosso borogodó não está só na arte. Ele se manifesta no nosso jeito de resolver problemas, na inovação nos negócios, no calor humano que cativa quem chega de fora e na riqueza de nossa cultura. Somos herdeiros de histórias indígenas, africanas, europeias, e tantas outras que se entrelaçaram para formar o tempero incomparável do Brasil. Essa mistura é o que torna nossas conquistas únicas, sejam elas nos palcos, nos escritórios ou nas ruas.

Fernanda é um símbolo, mas não um caso isolado. Cada brasileiro que coloca sua essência no que faz, que inova com as ferramentas que tem e que brilha, mesmo diante das adversidades, carrega um pouco desse talento nato. Somos criativos porque está no DNA e quando isso nos falta, aprendemos a ser. Somos resilientes porque não nos permitimos desistir.


Por isso, hoje, convido cada um de vocês a celebrar essa conquista como sua. Porque ela é. Quando o nome de Fernanda Torres ressoar na cerimônia do Oscar, será o nome do Brasil, o nome da nossa força, da nossa arte e da nossa capacidade de encantar o mundo e a nós.


Sigamos com orgulho, "brasileiros que não desistem nunca". A voz de nosso "borogodó" que é nossa marca, está na imagem da Fernandinha, veiculado em todo o mundo. Nossa criatividade é nosso legado. E, enquanto tivermos histórias para contar e sonhos para realizar, assim como fez todo a equipe envolvida do filme, o mundo nunca deixará de ouvir falar de nós.



  • borogodósubstantivo masculinobo.ro.go.dó | /boɾogoˈdɔ/

    1. Qualidade cativante e fascinante, difícil de definir, mas perceptível por sua força de atração."Ela tem um borogodó que é impossível ignorar."

    2. Charme ou encanto inato que combina carisma, autenticidade e criatividade, frequentemente associado à essência do povo brasileiro."O borogodó desse lugar está no jeito acolhedor de quem vive aqui."

    3. Mistura peculiar de simpatia, atitude e espontaneidade, que desperta interesse ou admiração."Ele não é convencional, mas tem um borogodó único."

    Etimologia: Origem incerta; termo de uso popular no Brasil, amplamente associado à cultura e ao espírito criativo brasileiro.

    Sinônimos: charme, carisma, magnetismo.Antônimos: apatia, indiferença.

    (Fonte - "Dicionário de Brasileirismos", de Antônio Houaiss – uma coletânea de expressões e palavras típicas do Brasil.)


Por - Patrícia Leal, 23/01/25



Comments


bottom of page